quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Saiba o que é SÍNDROME DO PÂNICO

A "Síndrome do Pânico" é um quadro clínico no qual ocorrem crises agudas de ansiedade sem que haja um estímulo disparador compatível com a intensidade das crises. O indivíduo vive uma variedade de experiências intensas, desprazeirosas e estranhas para ele sem que consiga identificar, a princípio, o que as desencadeou. Este quadro clínico teve sua incidência aumentada dramaticamente nos últimos dez anos. Este aumento pode ser atribuído a modificações sócio-culturais e a uma maior possibilidade diagnóstica nos tempos modernos.

A característica principal do quadro clínico da "Síndrome do Pânico" são crises de ansiedade agudas, as chamadas crises de pânico. Estas se caracterizam pela súbita, inesperada e freqüentemente avassaladora sensação de terror e apreensão, acompanhada de sintomas somáticos em muitos órgãos e sistemas, como falta de ar, palpitações e sensação de desfalecimento. Os sinais e sintomas de uma crise de pânico são semelhantes aos que ocorrem durante um esforço físico intenso ou numa situação de risco de vida.

Principais Sintomas da Crise de Pânico:

A crise de pânico vem rapidamente e com severa angústia. A sua duração média é de 20 a 30 minutos, podendo variar de minutos a horas, atingindo seu ápice em aproximadamente 10 minutos. A freqüência de ocorrência das crises é variada e estas são em geral totalmente debilitantes, sendo usualmente seguidas de fadiga, conseqüência do desgaste gerado pela mesma. Os Principais sintomas de uma crise de Pânico são:

Dor no peito

Sensação de engasgo

Palpitação

Tremores

Falta de ar

Rigidez

Ondas de frio ou calor

Palidez

Sudorese abundante e fria

Reflexos intensificados

Formigamento das mãos e pés

Sensação de morte ou loucura eminent

Tonteira,Vertigem,Instabilidade,

Fraqueza, Sensação de desmaio

Sensação de perda de controle, dificuldades no pensamento linear e lógico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE, OBRIGADO.